Email: contato@fundacaoguama.com.br

Contato: (91) 3321-8900

Gestão de PD&I

Sobre

Conheça os Projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) geridos pela Fundação Guamá

Melhoramento de produto e processo de recobrimento de sementes de pimenta-do-reino com suspensão polimérica à base de amido de mandioca

Sobre

Este projeto visa melhorar o recobrimento de sementes de pimenta-do-reino usando uma suspensão polimérica feita de amido de mandioca. A meta é proteger as sementes contra microrganismos durante armazenamento e transporte, cumprindo normas sanitárias internacionais e aumentando seu valor de mercado.

Coordenação do projeto:

Eficiência do processo de filtração com
cerâmica microporosa associada ao
carvão ativado na potabilização
de água

Sobre

Este projeto visa analisar a eficiência do tratamento de água em bairros carentes utilizando filtros de barro com velas associadas a carvão ativado, produzido a partir de resíduos da agroindústria amazônica. O projeto inclui a produção e caracterização de carvão ativado a partir de caroços de açaí e a fabricação de filtros de vela de cerâmica combinados com esse carvão.

Abordagem metabolômica no
biocontrole da fusariose em
cultivares de pimenteira
do reino

Sobre

Esta proposta visa desenvolver métodos sustentáveis para o controle de doenças fúngicas na cultura de pimenta-do-reino (Piper nigrum), focando na fusariose, que é prevalente na região amazônica e afeta cultivares importantes como ‘bragantina’ e ‘cingapura’.

Coordenação do projeto:

Desenvolvimento de processos e técnicas acreditadas (ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017)
no contexto da consolidação de uma rede
de inovação em bioeconomia

Sobre

Este projeto visa valorizar a cadeia produtiva do açaí através do desenvolvimento de processos e técnicas certificadas, seguindo padrões internacionais, buscando consolidar uma Rede de Inovação em Bioeconomia.

Desenvolvimento de processo
de extração supercrítica para
obtençãode açaí em pó fat free
e azeite de açaí

Sobre

Este projeto visa obter açaí em pó fat free e azeite de açaí de alto valor agregado utilizando extração com fluido supercrítico, que proporciona produtos de alta qualidade sem resíduos tóxicos.

Cultivo de garoupas verdadeiras
(Epinephelus Marginatus) em
tanques suspensos e em tanques-rede
no município de Curuçá-PA

Sobre

Este projeto visa acompanhar e desenvolver o cultivo da Garoupa Epinephelus marginatus em tanques suspensos e em tanques-rede no município de Curuçá, no Nordeste paraense.

Desenvolvimento de um modelo
ágil de gestão da inovação e sua
avaliação com empreendimentos
paraenses

Sobre

Este projeto visa desenvolver e avaliar uma nova metodologia ágil para implementar processos de gestão da inovação em empreendimentos do Pará. A abordagem combina os resultados positivos das metodologias ágeis, baseadas no Manifesto Ágil, com as tradicionais de gestão da inovação, buscando criar um modelo atraente para startups paraenses que desejam sistematizar seus processos de inovação.

Sistema inteligente para
promoção do desenvolvimento
infantil na Amazônia
Paraense

Sobre

Este projeto visa criar um “Sistema Inteligente para Promoção do Desenvolvimento Infantil”, utilizando inteligência artificial para formar profissionais nas áreas de educação, saúde e assistência social, focando na garantia dos direitos da primeira infância.

Seleção genômica de reprodutores
e matrizes bubalinas na região amazônica

Sobre

Este projeto visa identificar polimorfismos de DNA associados à produção e qualidade do leite de búfalos, buscando desenvolver metodologias para seleção genômica.

Coordenação do projeto

Conheça outras atividades da Fundação Guamá