Pesquisadores, startups e gestores públicos vão apresentar e discutir soluções tecnológicas para a região durante cinco dias no PCT Guamá.

Por Kelvyn Gomes
De 10 a 14 de novembro, das 13h às 18h, o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá será o centro global de debates sobre como a ciência, a tecnologia e a inovação estão contribuindo com soluções práticas para o combate à crise climática e às injustiças socioambientais com a Tech Zone, evento que integra a programação oficial da 30ª Conferência das Partes (COP30).
Ao longo de cinco dias, professores, pesquisadores, startups, gestores e representantes públicos e de organizações da sociedade civil poderão participar de painéis, palestras e exposições que debatem os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável na região. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever pela plataforma Sympla. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.
Programação
Dividida em eixos norteadores, a programação do evento é ampla e diversificada. No primeiro dia, os debates sobre “Smart Cities” reunirão iniciativas de inteligência artificial, monitoramento ambiental e modelos de cidades sustentáveis. Já no segundo dia de programação, o foco será nos recursos hídricos da Amazônia, com destaque para pesquisas e soluções voltadas às comunidades costeiras e à gestão sustentável da água na região.
O terceiro dia será focado na tecnologia aplicada à preservação ambiental, como o monitoramento via satélite para análise ambiental e inclusão produtiva. Com foco na bioeconomia, o quarto dia apresenta estudos e tecnologias baseadas em recursos naturais, como biofibras e sistemas de extração supercrítica. Enquanto isso, o quinto dia de programação trará palestras e painéis sobre inovação, sustentabilidade e financiamento climático. O intuito é discutir mecanismos de fomento e perspectivas para o cenário pós-COP30.
Iniciativa conjunta em prol do desenvolvimento sustentável
A Tech Zone é uma realização do PCT Guamá, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa); e Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Referência em ciência e inovação, o Parque de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), sob a gestão da Fundação Guamá. Pioneiro na região Norte do Brasil, o PCT tem como missão estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, contribuindo para a qualidade de vida da população.
Fundado em 2010, a instituição integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp). O complexo está localizado em uma área de 72 hectares entre as Universidades Federal do Pará e Federal Rural da Amazônia e abriga mais de 90 empresas residentes e associadas, 17 laboratórios, mais de 400 pesquisadores, 44 patentes registradas e uma escola técnica.
Serviço – Tech Zone na COP30
Local: PCT Guamá, avenida Perimetral da Ciência, km 01, S/N, Guamá.
Data: de 10 a 14 de novembro.
Horário: 13h às 18h.
Inscrições: gratuitas, pela plataforma Sympla.
Programação Completa
- Dia 10 de novembro – Tema: Cidades Inteligentes
- 13h30 às 15h – Painel 1: A Vanguarda Tecnológica no Diagnóstico da Saúde e Monitoramento Ambiental na Amazônia;
- 15h às 16h – Painel 2: Projeto Smart City Canaã dos Carajás;
- 16h30 às 17h – Palestra: Prodepa e o Futuro Conectado da Amazônia: Cidades Inteligentes Começam com Conectividade;
- 17h às 18h – Palestra: Estratégia Paraense de Inteligência Artificial (EPIA) e o Marco Legal de IA.
- Dia 11 de novembro – Tema: Amazônia e Recursos Hídricos
- 13h às 14h30 – Painel 1: Fronteira de Inovação e Conhecimento em Comunidades Costeiras;
- 14h30 às 16h – Painel 2: Soluções Inovadoras para os Recursos Hídricos na Amazônia;
- 16h às 17h – Palestra: PCT Guamá: Pesquisa e Inovação para os Recursos Hídricos;
- 17h às 18h – Palestra: Estimativas no Estado do Pará das Precipitações Máximas Prováveis (PMP) Utilizando Séries Históricas e Simulação.
- Dia 12 de novembro – Tema: Tecnologia e Preservação Ambiental
- 13h às 14h30 – Painel 1: Soluções Tecnológicas para Monitoramento e Preservação Ambiental;
- 14h30 às 16h – Painel 2: Gestão Integrada e Inclusão Produtiva para o Futuro da Amazônia;
- 16h às 17h – Palestra: Projetos de Monitoramento da Amazônia por Satélite Desenvolvidos pelo INPE: Aplicação de Novas Tecnologias.
- Dia 13 de novembro – Tema: PD&I e Bioeconomia
- 13h às 13h30 – Palestra: Formação de Banco de Espécies Vegetais da Amazônia com Potencial Fitorremediador e Uso de Resíduos para Produção de Biocarvão Ativado como Mitigador e Purificador em Solos Contaminados por Metais Pesados;
- 13h30 às 14h – Palestra: Produção de Papéis e Filmes Nanoestruturados Bioativos a Partir de Fibras do Resíduo do Açaí para Aplicação nas Indústrias de Higiene, Alimentícia e de Cosméticos;
- 14h às 14h30 – Palestra: Desenvolvimento de Produtos para Alimentação Animal a Partir da Mandioca e Seus Derivados;
- 14h30 às 15h – Palestra: Observatório de Bioeconomia;
- 15h às 15h30 – Palestra: Tecnologias Sustentáveis e Bioeconomia: Projeto de Inclusão das Comunidades do Município de São Domingos do Capim;
- 15h30 às 16h – Palestra: Desenvolvimento de Processo de Extração Supercrítica para Obtenção de Açaí em Pó Fat Free e Azeite de Açaí;
16h às 18h – Painel: Ações de Inovação em Bioeconomia.
- Dia 14 de novembro – Tema: Inovação, Sustentabilidade e Financiamento Climático na Amazônia
- 13h às 15h – Painel 1: Amazônia em Movimento: Inovação e Sustentabilidade em Rede;
- 15h às 16h – Palestra: Financiamentos Internacionais Voltados para a Amazônia;
- 16h às 18h – Painel 2: Perspectivas para o Financiamento Climático Pós-COP30;
- 18h – Encerramento (Atração Cultural).


