Fale Conosco

Email: contato@fundacaoguama.com.br

Contato: (91) 3321-8900

Fundação Guamá participa de reunião do programa Floresta Viva em Belém

A reunião oportunizou o diálogo entre instituições executoras e apoiadoras do edital

A equipe técnica da Fundação Guamá participou do encontro voltado à restauração ecológica de 700 hectares na bacia do rio Xingu. A programação foi pensada para ampliar a visibilidade de projetos apoiados pelo edital Floresta Viva – Bacia do Rio Xingu e evidenciar como eles se conectam para ações de restauração em escala nacional e regional.
Pesquisadores, profissionais da área ambiental e demais atores ligados ao tema da restauração também estiveram no encontro, que contou com a apresentação dos resultados iniciais dos projetos e o planejamento das próximas etapas do edital.

A reunião, realizada em Belém no início deste mês, oportunizou o diálogo entre instituições executoras e apoiadoras do edital, promovendo troca de experiências técnicas, apresentação de resultados e definição dos próximos passos. “O encontro com os financiadores e os demais subprojetos do Floresta Viva foi um momento muito importante para compartilharmos experiências, trocar aprendizados e fortalecer sinergias. Foi uma oportunidade rica para conhecer outros atores, compreender as expectativas dos financiadores em relação ao andamento do projeto, além de discutirmos, de forma colaborativa, possíveis soluções para superar alguns desafios que enfrentamos”, enfatizou Aurea Santos, gerente de captação e articulação institucional da Fundação Guamá.

Projeto Resset Assurini

A Fundação Guamá foi selecionada pelo edital com o projeto Resset Assurini, que prevê a restauração de 150 hectares de áreas degradadas em um projeto de assentamento localizado no município de Altamira, na região do Baixo Xingu.

As áreas selecionadas para a restauração estão situadas em uma região com alto número de passivos ambientais, classificadas como prioritárias no planejamento ambiental realizado pelo governo do Estado.

O projeto utilizará técnicas de nucleação e regeneração natural assistida e contará com a participação de órgãos públicos, associações, redes de sementes, viveiros de mudas e pesquisadores das universidades locais.

O edital Floresta Viva – Bacia do Rio Xingu visa selecionar projetos para implementação de ações de restauração ecológica e fortalecimento das cadeias produtivas associadas à restauração na bacia do rio Xingu, nos estados do Pará e Mato Grosso. O edital é financiado com recursos do Fundo Socioambiental do BNDES, Energisa, Fundo Vale e Norte Energia.

Floresta Viva

Lançada em 2021, a iniciativa Floresta Viva apoia projetos de restauração ecológica em diferentes biomas brasileiros. Além de fortalecer a cadeia produtiva da restauração, prevê investimentos de até R$ 500 milhões até 2030, com a expectativa de restaurar entre 25 mil e 35 mil hectares.

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) é o parceiro gestor da iniciativa, responsável pela organização e condução dos processos de seleção, contratação, acompanhamento e monitoramento dos resultados dos projetos. As iniciativas são contempladas por meio de seleção pública ou fomento estruturado.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

plugins premium WordPress