Email: contato@fundacaoguama.com.br

Contato: (91) 3321-8900

Empresas paraenses são certificadas com o Selo Guamá de inovação

Qualificados receberam treinamentos que transformam ideias em inovações
Foto: Paulo Faro – Fundação Guamá

A Fundação Guamá realizou uma cerimônia para a entrega das placas de certificação do Selo Guamá de Gestão da Inovação, que reconhece empresas comprometidas com a inovação e a melhoria contínua de suas atividades. As empresas Paladar Amazônico, Jambu Tecnologia e Amazon Rhiira, foram as primeiras que conquistaram o reconhecimento, no estado do Pará. A programação foi no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia, na última quarta-feira (25).

Antônio Cruz, CEO do Paladar Amazônico, uma foodtech de impacto socioambiental do segmento da indústria alimentícia, com foco na comercialização de produtos com sabores da região amazônica, destacou a transformação do negócio a partir da capacitação. “Iniciamos o processo com uma análise abrangente de nossas operações, identificando áreas de melhoria e estabelecendo metas claras baseadas nos processos definidos pela metodologia. Tais etapas foram desafiadoras, envolvendo reuniões estratégicas e mentorias especializadas. Cada encontro e orientação contribuíram significativamente para alcançarmos o resultado pretendido, além de fortalecer uma base sólida para a eficácia operacional. Adotamos uma abordagem escalonada, monitorando continuamente os indicadores de desempenho e ajustando as estratégias conforme necessário. Esse rigoroso processo não apenas aprimorou nossa eficiência operacional, mas também fortaleceu a cultura organizacional, alinhando todos os membros da equipe com os objetivos estratégicos e de inovação”.

A certificação reuniu a equipe técnica da Fundação Guamá, representantes da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que apoiam a qualificação. Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, agradeceu o apoio do Governo do Estado na iniciativa, o que foi fundamental para realizar o Selo Guamá em Belém e também expandir o processo para empresas no interior do estado. Rodrigo destacou ainda o empenho das empresas participantes. “Meu profundo parabéns às empresas que foram certificadas, e que agora comprovadamente são empresas inovadoras, que sabem fazer inovação. Isso serve para compartilhar o conhecimento com outras empresas que estão nessa trajetória buscando essa capacitação”. Joelma da Silva, coordenadora de inovação da Fapespa, representou a instituição da cerimônia. “Estou feliz por participar desse momento de celebração, queria parabenizar todas as empresas que participaram desse processo, e de como é importante porque é um processo que a gente iniciou em 2022 e estamos tendo essa culminância”.

Para a empresa Amazon Rhiira, do segmento automotivo, a certificação do Selo Guamá foi muito significativa para o negócio. “A nossa empresa adquiriu uma melhor organização com o plus de gestão da inovação. Hoje utilizamos ferramentas organizacionais inovando em ideias e projetos através da implementação de processos mais estruturados, que vem proporcionando resultados mais competitivos para o mercado”, afirma Tatiana Yamamoto, sócia fundadora e CEO da empresa.

As empresas certificadas passaram por uma série de capacitações, treinamentos e mentorias em uma metodologia ágil para gestão da inovação.  A qualificação do Selo Guamá envolveu processos como gestão de ideias, da inovação, de projetos de PDI, gestão da colaboração e de indicadores. “Estamos como pioneiros nessa frente, em parceria com a SoftSul – criadora de um modelo de gestão da inovação reconhecido nacionalmente e o Governo do Pará, e já avançamos muito, conseguimos as três primeiras empresas certificadas. Isso é um ganho não apenas para essas empresas, mas para o ecossistema de inovação como um todo que tem agora o Selo Guamá como uma iniciativa validada e disponível. Pretendemos estender esse serviço de certificação e qualidade para outros municípios do Estado”, destacou Milksom Campelo, gerente de tecnologia e mercados da Fundação.

Para a empresa Jambu Tecnologia, especializada em soluções para economia digital e projetos para infra estruturas públicas digitais, a inovação não ocorre por acaso, e empresas de base tecnológica devem se manter em busca da melhor solução para o mercado. “A formação proporcionada para obtenção do Selo Guamá entrega sólidos conhecimentos a respeito das melhores práticas para inovação de forma sustentável. Os conhecimentos da certificação complementam os pilares das melhores práticas da gestão estratégica, proporcionando a adoção de um modelo voltado para as melhores práticas da gestão da inovação, pesquisa e desenvolvimento”, declara Marcelo Rocha de Sá, CEO da empresa.

Transformar ideias em produtos inovadores

O Selo Guamá de Gestão da Inovação é uma iniciativa da Fundação Guamá. A certificação é voltada para empresas privadas e órgãos públicos que buscam sistematizar a transformação de ideias em produtos ou serviços inovadores. Os empreendimentos e instituições recebem capacitações, treinamentos e mentorias em uma metodologia ágil para gestão da inovação.  A qualificação envolve processos (gestão de ideias, gestão da inovação, gestão de projetos de PDI, gestão da colaboração, gestão de indicadores, gestão da P&D, e governança da PDI), e metodologia foi construída com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Ao final da trilha, o desempenho da empresa é avaliado por meio de uma certificação no Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI), processo desenvolvido pela SoftSul, associação que atua na capacitação da indústria de software e serviços de informática.

Posts relacionados