
A Fundação Guamá realizou reunião do Conselho Curador com a posse de novos conselheiros e eleição da mesa diretiva, nesta sexta-feira (12). O professor Edvar da Luz Oliveira, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), foi eleito presidente, tendo como vice a professora Ana Lúcia Prado Reis dos Santos, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Carolina Cuimar, da própria Fundação Guamá, como secretária.
Durante o encontro, foram apresentados informes institucionais, incluindo a aprovação do edital BNDES – Naturezas Quilombolas, projetos com a Norte Energia, iniciativas apoiadas pela Finep e pelo MDA, além do lançamento do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, do Impulso Amazônia e da conclusão da primeira fase do curso de Letramento Digital em Inteligência Artificial. Também foram destacados os hackathons realizados em Bragança, Tucuruí, Santarém, Parauapebas e Belém, bem como debates preparatórios para a COP 30 e a recepção da comitiva internacional do Americas Competitiveness Exchange (ACE), que ocorreu no PCT Guamá.
Na pauta deliberativa, os conselheiros aprovaram por unanimidade a reestruturação das Diretorias Técnica (DIT) e Administrativa-Financeira (DAF), além da atualização da Política de Inovação e da Instrução Normativa de Ressarcimento para instituições de ciência e tecnologia.