A Fundação Guamá lançou processo seletivo para contratação de dois bolsistas e formação de cadastro reserva para atuação no Projeto Reset Assurini – Floresta Viva, voltado à restauração ecológica e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis na região da Bacia do Rio Xingu. As atividades serão realizadas no município de Altamira, no sudoeste do Pará.
O projeto é um dos quatro selecionados pelo Edital Floresta Viva – Bacia do Rio Xingu, coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), com apoio financeiro do BNDES, Energisa, Fundo Vale, Norte Energia e KfW. A execução técnica será conduzida pela Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia (ICT) que administra o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém.
As vagas são destinadas a estudantes e profissionais graduados nas áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Biologia, Geografia ou áreas correlatas. Um dos bolsistas atuará com atividades de apoio técnico à restauração ambiental e inovação, enquanto o outro apoiará diretamente a execução de ações voltadas à restauração de 150 hectares de áreas degradadas no PA Itapuama, em Altamira.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de julho de 2025, por meio do formulário online. Os valores das bolsas variam de R$ 800,00 a R$ 2.400,00, conforme o nível de formação do candidato. O início das atividades está previsto para agosto.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação curricular e entrevista online. Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar presencialmente em Altamira. A publicação dos resultados será feita exclusivamente pelo site da Fundação Guamá na área de Editais.